Cruz Vermelha de São Paulo: mais de 100 anos de história

 

 

Desde sua fundação em 1912, a Cruz Vermelha Brasileira – Filial do Estado de São Paulo atua em benefício das pessoas acometidas por desastres e na capacitação em primeiros socorros e saúde comunitária. Como parte de um movimento humanitário mundial, a Cruz Vermelha de São Paulo expande seus serviços sempre com o objetivo de prevenir e aliviar sofrimentos.

Tudo começou com o sonho da médica e pedagoga belga Maria Rennotte. No início do século passado, a filantropa militava por uma educação de qualidade para as mulheres, condições mais dignas de trabalho e participação feminina na política. Outra questão que a sensibilizava era o precário sistema de saúde ao qual os pobres recorriam, situação agravada por doenças epidêmicas comuns à época.

Inconformada com tantos problemas sociais, Maria Rennotte fundou a filial paulista da Cruz Vermelha em 1912, convocando mães e esposas que até então só se ocupavam dos afazeres domésticos para participar das ações da organização.

Nos primeiros anos de existência, as principais missões da filial foram o envio de enfermeiras para atuar em guerras no Brasil e no exterior e o bom atendimento oferecido às crianças carentes em seu hospital infantil.

Hoje, a atuação da Cruz Vermelha de São Paulo concentra-se em campanhas de promoção à saúde e na arrecadação de donativos para os desfavorecidos e vítimas de catástrofes, sempre com a participação ativa dos voluntários.

Missão
Prevenir e atenuar os sofrimentos humanos com toda imparcialidade, sem distinção de raça, nacionalidade, sexo, nível social, religião e opinião política.

Visão
Ser uma instituição integrada e transparente que trabalha com as comunidades em situação de vulnerabilidade, reconhecida como referência nas áreas de saúde primária e gestão de desastre.

Princípios
Nossa atuação segue os sete princípios fundamentais: humanidade, independência, imparcialidade, neutralidade, unidade, voluntariado e universalidade.

Para mais informações, ligue (11) 5056-8786 ou mande e-mail para cruzvermelhasp@cruzvermelhasp.org.br.

Conheça nossas áreas de atuação em São Paulo:
http://cvbsp.org.br/media/areas-de-atuacao.php