Cruz Vermelha oferece atendimento nutricional no VI Mutirão de Saúde

Texto: Natália Scarabotto | Fotos: Maína Fantini

 

Os visitantes do Parque Ibirapuera contaram, no sábado, com atendimento e orientação nutricional oferecidos pela Cruz Vermelha de São Paulo durante o ‘VI Mutirão da Saúde e Cidadania’, organizado pelo Rotary Club.

A população teve acesso a serviços de medição de peso e altura, cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal), que indica se o paciente está dentro da faixa de peso saudável, e consulta com profissionais da área.

De acordo com a nutricionista e voluntária da Cruz Vermelha Alessandra Mazzari, incluir orientação nutricional nos mutirões de saúde é importante porque o público é diverso e, em sua maioria, nunca passou por consulta com nutricionista. “A gente faz uma orientação mais geral com base na pirâmide alimentar da população brasileira para que a pessoa inclua todos os grupos de alimentos de maneira equilibrada.”

A auxiliar de limpeza Maria Cleonilda Pereira, 39 anos, se encaixa nesse perfil. A rotina corrida dificulta a ida ao médico, por isso, aproveitou o evento para tirar dúvidas sobre a sua alimentação e a do filho, Gabriel Otávio Pereira Santos, 11 anos. “Ele costuma comer bastante fruta como maçã e banana, mas pelo que a médica falou, ainda dá para acrescentar mais no lanche da escola, por exemplo.”

A especialista ressalta ainda que a consulta rápida consegue ajudar a esclarecer algumas das principais dúvidas sobre os grupos alimentares, dietas, mitos e suplementos. Questionamentos que levaram a auxiliar de classe Suzana Souza, 35 anos, a dar uma passada pelo stand. “Como comecei a estudar e trabalhar, estou preparando e comendo mais aquela salada de pote. Peguei algumas dicas e opções de carboidratos para incluir na alimentação, porque estava colocando menos que o necessário.”

Além da alimentação saudável, a nutricionista Alessandra indicou aos pacientes dicas sobre hidratação. “Eles perguntam pouco sobre os líquidos que também são muito importantes. Às vezes, a pessoa já faz uma boa alimentação, o que falta mesmo é colocar um pouco mais de hidratação.”

A recomendação padrão para manter-se hidratado varia de acordo com a faixa etária. Para pessoas entre 19 e 59 anos, a indicação é consumir 35ml de água por quilo de peso, ao dia. Já para os idosos, a partir de 60 anos, o mais adequado é 25ml de água por quilo de peso diariamente.

Neste ano, o evento organizado pelo Rotary Club comemorou a sua 6ª edição. A Cruz Vermelha de São Paulo marcou presença em todos os eventos do ‘Mutirão de Saúde e Cidadania’, sempre levando serviços de promoção à saúde e orientações diversas. Neste ano, 30 pessoas receberam orientações nutricionais de nossa equipe de Promoção à Saúde.

O mercado procura bons profissionais. Há mais de 100 anos, nós formamos os melhores!